segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Curiosidades - Karen nº 17

Pintura Egípcia
                                                    
A decoração colorida era um poderoso elemento de complementação das atitudes religiosas.

Suas características gerais são: 
* ausência de três dimensões;
* ignorância da profundidade; 
* colorido a tinta lisa, sem claro-escuro e sem indicação do relevo; e 
* Lei da Frontalidade que determinava que o tronco da pessoa fosse representado sempre de frente, enquanto sua cabeça, suas pernas e seus pés eram vistos de perfil.

Quanto a hierarquia na pintura: eram representadas maiores as pessoas com maior importância no reino, ou seja, nesta ordem de grandeza: o rei, a rainha, o sacerdote, os soldados e o povo. As figuras femininas eram pintadas em ocre, enquanto que as masculinas pintadas de vermelho.

Os egípcios escreviam usando desenhos, não utilizavam letras como nós. Desenvolveram três formas de escrita:
Hieróglifos -escrita sagrada; 
Hierática - uma escrita mais simples, utilizada pela nobreza e pelos sacerdotes; e 
Demótica - escrita que todos usam.

Livro dos Mortos que é um rolo de papiro com rituais funerários que era posto no sarcófago do faraó morto, era ilustrado com cenas muito vivas, que acompanham o texto com singular eficácia. Formado de tramas de fibras do tronco de papiro, as quais eram batidas e prensadas transformando-se em folhas.
Fonte: http://www.historiadaarte.com.br/

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Sarcófagos - Sophia n.º 29

O sarcófago era uma grande urna de pedra, que os egípcios depositavam a múmia. A maioria das vezes, eles eram esculpidos em duros blocos de granito, e ostentavam uma decoração com hieróglifos, materiais preciosos e alguns estavam entre os mais belos exemplares da arte egípcia.
Muitos dos caixões antigos eram caixas retangulares decorados com olhos (para que o morto pudesse enxergar) e hieróglifos. Ás vezes os caixões tinham uma porta falsa para o morto “sair”. Os caixões eram ricamente pintados (ou dourados se reais), no interior e no exterior, com cenas de funeral, textos de funeral, deuses, deusas e escaravelhos alados.  Uma espinha dorsal branca pintada nas costas mostrava a descendência do morto. Quase sempre havia uma tábua pintada no formato do corpo do morto, chamado de tábua das múmias, que cobria a múmia no caixão interior. Só cabiam até quatro caixões dentro de um sarcófago retangular.      






Sarcófago           Parte de um sarcófago
                  
Fontes: 
1. Livro "a gramática da arquitetura", autora Emily Cole, página 19
2.http://www.discoverybrasil.com/egito/morte_egipcia/caixoes/index.shtml

Técnicas de Pinturas Egípcias - Anna Beatriz nº 02



Pintura Egípcia da tumba de Ramose.
 
Arte do Egito
 No Antigo Egito as obras de arte possuíam um possui forte caráter religioso.
 Essas características podem ser explicadas em função da crença que os egípcios tinham na vida após a morte, nas ações dos deuses e na vida dos faraós, entre outros... Há representações artísticas de deuses, faraós e animais explicadas por textos em escrita hieroglífica (nome dado aos caracteres egípcios). As pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides ou em papiros (folha em que os antigos egípcios escreviam). Representavam assuntos do cotidiano...Esses desenhos eram feitos de forma que as figuras eram morstradas de perfil. As tintas eram obtidas na natureza. A maioria das estátuas, pinturas e monumentos estavam ligados, direta ou indiretamente, a vida religiosa.
Fonte: 1. http://www.suapesquisa.com/artesplasticas/
          2. .http://pinturasegipciass.blogspot.com-post_20.htmlblogspot.com

Tribunal de Osíris Rafaela nº28 6b



Esse é o Tribunal de Osíris. Nele, Osíris segura um cajado na mão direita e está envolto em um manto de linho branco, que representa que ele não prescisa de bens materiais.

Nesse Tribunal, é pesado o coração da pessoa com uma pena (a pena da verdade). Se o coração for mais leve ou igual a pena, significa que a pessoa foi justa e poderá seguir para a proxima vida.

Fonte: CD Associação pró vida





A arte egípcia

Imagem egípcia antiga

A arte Egípcia surgiu a mais de 3000 anos a.C. A pintura egípcia é famosa por refletir as formas corporais e a delicadeza. Os egípcios procuravam sua arte nos propósitos dos acontecimentos da vida, história dos deuses, crenças religiosas,  cotidiano do povo. Por essa razão, muitas foram as ilustrações feitas em templos.
Dentro das tumbas, além do tribunal de Osiris (retratado como um meio de “ensinar” aos mortos como deveriam se comportar perante a divindade no julgamento), a vida do ente perdido era desenhada nas paredes e colunas.
Os egípcios utilizavam técnicas rudimentares, porém suas obras duraram e ainda duram muitos séculos.
Algo que também deve ser lembrado é que as escrituras egípcias, os hieróglifos, também eram parte de arte egípcia.
A pintura egípcia antiga foi certamente simbólica. Já que os egípcios faziam dos pigmentos naturais, extraídos de terras de diferentes cores, uma massa de cor, que misturavam com clara de ovo e dissolviam com água para poder aplicar sobre os muros, revestidos com uma capa de tendido "seco" de gesso.