sábado, 21 de maio de 2011

Esculturas Gregas e Romanas Sophia 6B n.º 29


Esculturas
Gregas

As esculturas gregas transmitem muita noção de realismo, pois os escultores gregos procuravam aproximar suas esculturas á máxima realidade, eles utilizavam recursos e detalhes. Em suas esculturas eram observados nervos, músculos, veias, expressões e até mesmo sentimentos. A temática de suas esculturas era a religiosa, principalmente, esculturas de deuses e deusas. Também foram representados pelos gregos, cenas do cotidiano, mitos  e  atividades esportivas  (principalmente as  olimpíadas).                                                                                                   

                                                                 
                                               Poseidon
                           O deus dos mares
Na mitologia grega Poseidon era o deus supremo dos mares. Ele também era conhecido pelos romanos como Netuno. Além de deus dos mares também era conhecido como deus dos terremotos e dos cavalos. Ele era representado como um homem forte, com barba e os seus símbolos eram o tridente e o golfinho. Na mitologia grega era filho do titã Cronos e Rea. Era irmão de Zeus e de Hades.

     Romanas

As esculturas romanas são muito inspiradas nas gregas. Os escultores romanos representavam o imperador, chefes políticos ou militares famosos e eram colocadas em locais públicos, outras esculturas representavam deuses. Também eram esculpidos bustos, que retratavam alguns membros das famílias imperiais ou eram abastadas e baixos-reflexos narrativos em arcos de triunfo e em colunas, como forma de comemorar as ações notáveis do Imperador.


                       O Bom Pastor (e a sua ovelha)

O bom pastor é uma imagem dos primórdios do cristianismo, a religião oficial do império romano. É uma metáfora de confiança e esperança. Na escultura, Cristo surge com uma ovelha em seus ombros em um gesto de proteção que a igreja já começava á prometer aos acólitos. Ela promete uma vida eterna e motivo de muitas conversões espontâneas na altura que prometia ressurreição.
Fontes:

  

Características da Escultura Grega e Romana - 6B - Karen n° 17

A Escultura Grega

A escultura grega não esta sujeita a regras ou convenções. O escultor tem a liberdade de expressão, ela procura retratar a perfeição humana, por isso é uma escultura dedicada ao realce da força física. Seu tema central é a figura humana. A escultura grega passou por 3 estágios evolutivos, com suas características próprias. Eles são
- Arcaico: Por influência egípcia, as esculturas foram feitas como oferendas para os atletas e soldados como heróis. Rostos sem expressão e postura rígida. 
- Classico: Este período marcou o momento de maior esplendor. Os escultores alcançaram a perfeição de suas técnicas e as melhores peças de escultura, onde observamos a imponência da figura humana. As formas são mais realistas com volume, proporção e movimento.
- Helenistico:  Corresponde ao final da arte grega, a escultura tem caráter monumental e reproduz mais os sentimentos como medo, dor e angústia.
Colosso de Rodes
Figurativo

Colosso de Rodes
Atual


A Escultura Romana

Apresenta caracteristicas opostas de idealismo e realismo. O tema central é o retrato. Sofreu influencia no início, dos etruscos em alguns bronzes, a influência grega e em seguida, através dos escultores helenísticos que vivem em Roma ou na Magna Grécia, bem como obras em solo grego descoberto e trazidos para Roma.
Imperador Adriano 

David de Michelangelo
  

Os gregos como cultura mais antiga, desenvolveram antes dos romanos sua arte e sua escultura. As estátuas gregas que revelam um modelo de beleza, foram a base, a principal referência e a grande influenciadora, da escultura romana.
Não quer dizer que os romanos apenas copiaram os gregos, se espelharam nos trabalhos deles que admiravam, mas também criaram coisas novas, principalmente nos temas esculpidos. Desenvolveram com maestria a retratística e a escultura decorativa de grandes monumentos públicos.

Bibliografia:
  • pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_da_Grécia_Antiga
  • pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_da_Roma_Antiga
  • www.brasilescola.com › ... › História da Arte

História das esculturas gregas e romanas - Rafaela n°28

Roma: Ao longo da historia da Roma, as esculturas(estatuas, relevos) estiveram presentes nos edifícios públicos e privados.
A história da civilização romana é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade.
Escultura romana do Imperador Caracalla
Arquitetura grega antiva 

Grécia: As esculturas eram uma das mais importantes expreçõoes artisticas na cultura grega.Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos.
As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes.
 
Quando dominaram a Grécia, os romanos ficaram tão admirados com a arte grega que buscaram "imitar" o estilo artístico grego. Basta observarmos os detalhes das esculturas e obras arquitetônicas romanas e gregas para percebermos as semelhanças.


Como as esculturas gregas e romanas nasceram - Marina nº23

Escultura romana, famosa
   As esculturas da Roma,  se desenvolveram em toda a área de influência romana, com  foco na metrópole (entre os séculos VI a.C. e V d.C.). Sua origem derivou da escultura grega, primeiro pela herança etrusca, e depois o contato com as colônias da Magna Grécia e com a própria Grécia, durante o período helenista.  A tradição grega virou uma referência constante ao longo  de toda a trajetória da arte romana, hoje são reconhecidos que foram capazes de dar importante contribuição original a essa tradição. Nas esculturas decorativas dos grandes monumentos públicos, se desenvolveram estilos narrativos de grande força e caráter tipicamente romano.  
Escultura grega, famosa
As esculturas da Grécia, criadas  entre o período Dedálico, o homem que criou as esculturas gregas chamava Dedal por isso foi dado o nome de  período Dedálico (c.650-600a.c.), nesse momento foi quando a arte grega começou a criar um estilo próprio original, na época do seu último florescimento muito importante, que durou mais ou menos até 100a.c.( o país estava sobre o domínio romano). A escultura é uma das mais importantes expressões artísticas da cultura grega. . Exerceu decisiva influência sobre arte romana, inseminou uma grande variedade de culturas do norte da África, penetrou até a Índia.
Fontes:
http://www.meionorte.com/josefortes/roma-escultura-grega-e-heranca-etrusca-89851.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_da_Gr%C3%A9cia_Antiga
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_da_Roma_Antiga

Curiosidades: Esculturas romanas e gregas / Anna Beatriz 6b nº 02

Escultura grega
               Uma curiosidade sobre as esculturas gregas é que, além de tentarem transmitir fortes noções de realismo, a temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano e mitos também foram abordadas pelos escultores gregos.


Nessa foto, da para veros detalhes do vestuário dessa
escultura grega.







                Nas esculturas romanas as estatuas eram grandes, eram esculpidas por ordem dos imperadores e nobres para eternizarem a sua imagem. Eram obras muito reais, só atingidas graças ao cuidado que colocavam na representação dos indivíduos: nos traços fisionómicos, no vestuário e nos penteados .

Escultura Romana





Nessa escultura romana há muitos detalhes no vestuário e na face.















Fontes: 1. http://www.google.com.br/
            2. http://www.suapesquisa.com.br/

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Esculturas romanas e gregas - Laura nº 18 6B

          Foram poucas as esculturas gregas que sobreviveram ao tempo. As obras atualmente conhecidas são cópias realizadas durante o período romano. As primeiras estátuas de pedra,quase do tamanho humano, datam de 650 a.C.; são pesadas e unidimensionais. No início deste "período arcaico", o escultor representava superficialmente as feições e músculos, evitando cortar a pedra com profundidade. Nesta fase houve dois tipos de estátuas que tiveram especial divulgação: a figura masculina e a feminina, em pé, numa pose de grande rigidez e frontalidade. Naquela época as esculturas deveriam ter figuras masculinas nuas, eretas, em rigorosa posição frontal e com peso do corpo igualmente distribuido entre as duas pernas. Os escultores do século VI e início do V a.C. estudaram as formas do corpo, elaborando gradualmente suas proporções. Na Grécia os artistas não estavam submetidos a convenções rígidas, pois as estátuas não tinham uma função religiosa. A escultura se desenvolveu livremente, tanto que as estátuas passaram a apresentar detalhes em todos os ângulos de vista, em vez de apenas no plano frontal. Nessa postura de procura de superação da rígidez das estátuas, o mármore mostrou-se um material inadequado: era pesado demais e se quebrava sob seu próprio peso, quando determinadas partes no corpo não estavam apoiadas. A solução para esse problema foi trabalhar com um material mais resistente. Começaram então a fazer esculturas em bronze, pois esse metal permitia ao artista criar figuras que expressassem melhor o movimento. As estátuas eram pintadas durante todo o período grego. Muitas delas, enterradas nas ruínas, em 480 a.C., foram encontradas com a coloração preservada.  Os gregos eram excelentes escultores, pois buscavam retratar o corpo humano em sua perfeição. Músculos, vestimentas, sentimentos e expressões eram retratados pelos escultores gregos.
     fonte: http://pt.wikipedia.org
                  http://www.suapesquisa.com/
                         A historia das esculturas gregas
             Assim como tantas outras obras gregas, perdeu-se o original feito de bronze e restaram apenas cópias romanas. Uma das réplicas mais completas da estátua foi comprada pela Alemanha Nazista, em 1938, pelo valor de cinco milhões de liras. Seu lugar já estava reservado em Berlim, todavia, Adolf Hitler decidiu enviá-la para a Gliptoteca de Munique - cidade "capital do movimento nazista"- e assim exibi-la no "Dia da Arte Alemã" (9 de Julho de 1938) como "presente do Führer". No pós-guerra (1948) as autoridades norte-americanas ordenaram a devolução da estátua e de várias obras de arte compradas da Itália durante o fascismo. O Discóbolo de Mirón também é o símbolo da Educação Física aprovado pelo CONFEF.
         fonte: http://amora.cap.ufrgs.br
                                
                               Discóbolo de Mirón
Discobolo de míron                


         Discóbolo (Lançador de discos) é uma famosa estátua do escultor grego Mirón-produzida em torno de 455 a.C. , que representa um atleta momentos antes de lançar um disco. Mirón representa o corpo em seu momento de máxima tensão, esse esforço porém, não é refletida na face do atleta. Outras  características da escultura são a harmonia, o balanceamento e a simetria das proporções corporais. 
         fonte:http://www.wikipedia.org