André Derain, nasceu na França, 10 de junho de 1880 e morreu em Garches, 8 de Setembro de 1954 (num atropelamento). Sua família, inicialmente, pretendia que ele fosse um engenheiro. Entretanto apaixonou-se pela arte aos 15 anos de idade, no fim virou um pintor francês. No ínicio de sua carreira, em 1900, conheceu Henri Matisse e Vlaminck, desse modo, desenvolveram suas ideias , principalmente com a cor em suas obras de arte. Raramente pintavam juntos.
Montou um ateliê em Paris. Que se tornou o centro do desenvolvimento do Fauvismo. Ao contrário dos colegas, André Derain se interessava pela arte das academias e dos museus, então, abandonou o fauvismo e foi para o cubismo. Logo após o fim da primeira Guerra Mundial, dedicou-se aos valores clássicos, pintando retratos, paisagens e naturezas-mortas, quase sempre prenominava os tons castanhos avermelhados.
A dançarina |
André Derain fazia artes muito ecléticas e a partir delas pode-se rastrear os seus vários estágios de experimentação. A sua peça mais famosa, A Dançarina, foi influenciada por Gauguin como se observa pelo uso que Derain fez dos tons de terra.