sábado, 26 de fevereiro de 2011

Tribunal de Osíris Rafaela nº28 6b



Esse é o Tribunal de Osíris. Nele, Osíris segura um cajado na mão direita e está envolto em um manto de linho branco, que representa que ele não prescisa de bens materiais.

Nesse Tribunal, é pesado o coração da pessoa com uma pena (a pena da verdade). Se o coração for mais leve ou igual a pena, significa que a pessoa foi justa e poderá seguir para a proxima vida.

Fonte: CD Associação pró vida





A arte egípcia

Imagem egípcia antiga

A arte Egípcia surgiu a mais de 3000 anos a.C. A pintura egípcia é famosa por refletir as formas corporais e a delicadeza. Os egípcios procuravam sua arte nos propósitos dos acontecimentos da vida, história dos deuses, crenças religiosas,  cotidiano do povo. Por essa razão, muitas foram as ilustrações feitas em templos.
Dentro das tumbas, além do tribunal de Osiris (retratado como um meio de “ensinar” aos mortos como deveriam se comportar perante a divindade no julgamento), a vida do ente perdido era desenhada nas paredes e colunas.
Os egípcios utilizavam técnicas rudimentares, porém suas obras duraram e ainda duram muitos séculos.
Algo que também deve ser lembrado é que as escrituras egípcias, os hieróglifos, também eram parte de arte egípcia.
A pintura egípcia antiga foi certamente simbólica. Já que os egípcios faziam dos pigmentos naturais, extraídos de terras de diferentes cores, uma massa de cor, que misturavam com clara de ovo e dissolviam com água para poder aplicar sobre os muros, revestidos com uma capa de tendido "seco" de gesso.




2 comentários: