sábado, 21 de maio de 2011

Esculturas Gregas e Romanas Sophia 6B n.º 29


Esculturas
Gregas

As esculturas gregas transmitem muita noção de realismo, pois os escultores gregos procuravam aproximar suas esculturas á máxima realidade, eles utilizavam recursos e detalhes. Em suas esculturas eram observados nervos, músculos, veias, expressões e até mesmo sentimentos. A temática de suas esculturas era a religiosa, principalmente, esculturas de deuses e deusas. Também foram representados pelos gregos, cenas do cotidiano, mitos  e  atividades esportivas  (principalmente as  olimpíadas).                                                                                                   

                                                                 
                                               Poseidon
                           O deus dos mares
Na mitologia grega Poseidon era o deus supremo dos mares. Ele também era conhecido pelos romanos como Netuno. Além de deus dos mares também era conhecido como deus dos terremotos e dos cavalos. Ele era representado como um homem forte, com barba e os seus símbolos eram o tridente e o golfinho. Na mitologia grega era filho do titã Cronos e Rea. Era irmão de Zeus e de Hades.

     Romanas

As esculturas romanas são muito inspiradas nas gregas. Os escultores romanos representavam o imperador, chefes políticos ou militares famosos e eram colocadas em locais públicos, outras esculturas representavam deuses. Também eram esculpidos bustos, que retratavam alguns membros das famílias imperiais ou eram abastadas e baixos-reflexos narrativos em arcos de triunfo e em colunas, como forma de comemorar as ações notáveis do Imperador.


                       O Bom Pastor (e a sua ovelha)

O bom pastor é uma imagem dos primórdios do cristianismo, a religião oficial do império romano. É uma metáfora de confiança e esperança. Na escultura, Cristo surge com uma ovelha em seus ombros em um gesto de proteção que a igreja já começava á prometer aos acólitos. Ela promete uma vida eterna e motivo de muitas conversões espontâneas na altura que prometia ressurreição.
Fontes:

  

Um comentário: