terça-feira, 18 de outubro de 2011

Fauvismo Histórico - Laura n.18


Pintura de Vlamink através da observação de um lugar.        


foto do lugar retratado.

                                     
O fauvismo foi um movimento artístico do começo do século XX. Teve inicio em 1901, embora tenha ganhado esta denominação somente em 1905, durante uma exposição que se realizou em Paris, no Salon d'Automne onde foram expostos quadros de livre interpretação, rodeando uma escultura clássica, de grande sensibilidade, que representava uma criança.  Este contraste tão violento chamou a atenção de um crítico de arte, chamado Louis de Vauxcelles, que usou o termo "fauves" ao grupo de pintores. Os autores das obras expostas batizaram este novo modelo de pintura, então, com o nome de Fauvismo (A palavra que tem origem no vocábulo francês “fauves” que significa feras).
A tendência fauvista não só revolucionou o uso das cores na pintura moderna como foi uma das origens dos posteriores movimentos de ruptura estética nas artes plásticas. O fauvismo foi um movimento relativamente curto, mas revolucionou o conceito de cor na arte moderna. Os artistas deste novo estilo aplicaram ao seu trabalho uma energia poética, através de linhas vigorosas, da simplificação dramática das formas e da aplicação de cores intensas.
O estilo dos autores guardavam semelhanças e foram imitados pelos chamados fauvistas, principalmente no uso exagerado das cores agressivas e da representação plana, que imprimia grande teor dramático à representação pictórica. Na França o Fauvismo dispersou-se em 1908, quando deixaram de expor juntos.

Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário