|
Portão de Brandemburgo |
Karl Gotthard Langhans foi um grande arquiteto alemão, nascido na Silésia, em 1732. Em 1771, casou-se com Anna Elisabeth Jaeckel, a filha de um advogado de Breslau. Tiveram vários filhos, Louise Amalie Wilhelmina, Juliana, Carl Ferdinand e outros dois que morreram muito cedo.
Em 1788, Langhans foi para Berlin convocado pelo rei Frederico Guilherme II, para tornar a capital alemã em um importante centro cultural. Berlin, a maior cidade do país, foi onde Karl Gotthard Langhans criou o Portão de Brandemburgo (1789-94), que foi construída no estilo neoclássico, considerado o símbolo da capital da Alemanha (após a queda do Muro de Berlim, também pode ser considerado o símbolo da prosperidade e da unificação alemã), obtendo doze colunas, seis de cada lado. Os cinco vãos centrais são as passagens para as cinco estradas. No topo do portão, temos a deusa da paz, Irene, puxada por quatro cavalos.
|
Belvere em Schloss Charlottenburg |
Ainda em Berlin, Karl Gotthard Langhans, construiu um Belvedere com função de casa de chá. Entre 1824 e 1825, serviu como Novo Pavilhão.
Em 1808, acabou morrendo, mas ao longo de sua vida pode projetar vários teatros, inclusive o Teatro Estadual e o Royal Theatre, além disso, também construiu igrejas e a escadaria para o castelo.
Fontes:
http://5cpinturasdoegito.blogspot.com/2009/08/karl-gotthard-langhans-grande-arquiteto.html
http://de.wikipedia.org/wiki/Carl_Gotthard_Langhans
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_de_Charlottenburg
http://www.culture-se.com/noticias/136
Nenhum comentário:
Postar um comentário